25/06/08

3ª MOSTRA - 2002



2002. O ano do regresso das actividades musicais a Paleão após um interregno de cinco anos.
Conjugadas a vontade de alguns e o desejo manifestado de outros, encetaram-se esforços no sentido de proporcionar ás inúmeras bandas e projectos a “oportunidade” de pisar o palco da Casa do Operário, designando-se para o efeito as datas de 08 e 09 de Junho.
Divulgada a iniciativa, foi com agrado que constatámos que esta cativou o interesse dos músicos, razão por que, após selecção cuidada, foram escolhidas as bandas para integrar o cartaz e que a seguir se enunciam e descrevem. De referir que neste ano duas bandas acabaram por faltar “à chamada” no dia 09.06.02.
Foram convidados para actuar nessa data e para gáudio do público presente, os “The Ex-Lover’s Sex”, power trio que fez esquecer os faltosos, tal a entrega e disponibilidade manifestada em palco.
Facto curioso associado a este ano foi a elaboração do cartaz promocional. A jovem que "dá vida" ao cartaz apresentou-se meio despida, razão porque o então presidente do clube providenciou no sentido de serem comprados à ultima da hora feltros de tinta azul para tapar as partes púdicas da menina, tal qual a censura do velho regime. Afinal, haveriam de ser "retocados" alguns cartazes, tarefa que acabou por se revelar morosa e ingrata e que depressa foi abandonada, acabando tais cartazes por ser divulgados assim mesmo.

1ª Sessão
08 de Junho de 2002

(Odivelas)

Os Sugar Baby Condoms são uma banda de música portuguesa da cidade de Odivelas formados desde Agosto de 1995, composta por 4 elementos: baixo, bateria e duas guitarras, uma delas sustentada pela voz.
À partida a sonoridade base da banda remete-se a um pop/rock com uma vincada personalidade de glamour acentuada na sua homogeneidade que por vezes é mais sensível, outras envolve-se num estilo alternativo de sonoridades complementares. Isto, analisando o reportório da banda e não só pelos termos do CD.O grande objectivo da banda é sair do anonimato, e ter a oportunidade de uma editora discográfica apostar no seu trabalho. Os Sugar Baby Condoms não têm manager, distribuidor nem editora.
Foram a banda mais apreciada nesta sessão.
Actualmente a banda encurtou a sua designação para “SUGAR” após a alteração da sua formação

Registos:-
- Young Ant Pleasure - CDr - Ed. Autor 2000
-  “Secret Men” – Cd promo 2002.
- 1 tema “Secret Men” – CD Comp. Offline 2 (123som/Fnac) CD 2003.
- “Someone was dreaming here” – CD Ed Autor 2005
- “Livro Ouvido” – Cd Junta de Freguesia de Corroios 2006

Contactos:
- http://sugarbabycondoms.no.sapo.pt.
- http://www.sugarinfo.blogspot.com/
- http://www.myspace.com/bandasuga
- Rua Dr. Sousa Martins, 2, 2º Esqº, 2675-499 ODIVELAS.
- Tel: 914604896.
- e-mail: miguel_sbc@hotmail.com.



(Oeiras)

Existem desde 1997 e são formados por um grupo de 8 amigos de sempre.
São uma banda de Pop / Rock alternativo e a sua música resulta de uma fusão que vai do reggae ao rock, assente num indisfarçável cenário de hip – hop.
Fortemente caracterizados pela cultura de fim de século os “Believe” recebem influências das mais variados quadrantes, detestando a ideia de seguir apenas por um caminho.
Believe porquê? Porque é seu lema acreditar sempre. Acreditar em tudo até se provar o contrário.

Formação:- Mini Master – guitarra solo; Júlio – voz; Sepultura – voz; Zan – guitarra; Zé - baixo; Luís – bateria e Ruby – percussão.

Contactos:- www.myspace.com/believebanda
- Tel: 964 320 357 (Mini Master).



(Carcavelos)

A Ode Odium é oriunda de Carcavelos e a sua formação data de Setembro de 1999.
São uma banda que alia a vertente do rock alternativo com a componente poética e teatral. O resultado é uma encenação trovadoresca que retrata a actualidade social no seu vasto universo de vícios e fobias.
Convidam-nos a viajar pelo mundo das palavras, sob as asas da eterna dicotomia do mal e do bem; do amor exortado pela Ode e do Odium rasgado pela bravura das guitarras. Visam assim, apresentar um espectáculo actual combinando num só acto, música com teatro, poesia com a expressão corporal.
Em 2008 anunciam o fim da Ode Odium. (R.I.P.)

Registos não editados:
1999 - Versus.
2000 - Jurisprudência Divina.
2002 - Na Boca do Lobo.
2004 - Ao vivo no Barreiro.

Registos editados:
- “Homem que sabia demais” – EP 2006

Contactos:
- http://www.odeodium.com/
- www.myspace.com/odeodium.
- Pedro Costa: 96 825 23 36.





(Lisboa)

A banda terá iniciado o seu percurso em meados de 1998 em Lisboa, ficando a formação completa com a Daniela Basílio (20, estudante) na voz, Francisco Furtado (20, estudante) na guitarra e voz, Hugo Gustavo (23, empresário) no baixo, e Ricardo Lourenço (25, Designer Gráfico) na bateria, cujas influências viajam entre Faith no More, Incubus, Björk, Sepultura, The Police, Jazz e étnica, e outras tantas coisas. Terão começado a actuar ao vivo desde 2000 contando com uma quinzena de espectáculos um pouco por todo o país, sendo as apresentações mais relevantes a final do VI festival de música moderna de Loures (actuação com Primitive Reason), actuação ao lado de Mão Morta no Seixalrock 2001, e encerramento do Sant’Ana rock 2001 (festival de bandas espanholas em Badajoz) como banda convidada. A maqueta data já dos finais de 2000/princípios de 2001.O nome da banda, para evitar mal-entendidos, pronuncia-se semique, e trata-se de um sistema de mistura de cores em artes gráficas (Cyan, Magenta, Yellow, Black) - um nome que se relaciona directamente com o tipo de som que a banda procura praticar: uma mistura de influências de cada elemento com vista a contribuir para um resultado final heterogéneo mas coerente, assumindo estruturas musicais curtas e acessíveis apoiadas em refrões reduzidos e efeitos sonoros.
Contactos:
- Rua Professor Mira Fernandes, lote 10 A, 4º esqº - 1900-382 Lisboa.
- 964343493 / 218482788


(Mem Martins)

Os PRISON FLAG surgiram no princípio de 1998, oriundos de Mem Martins (Sintra), numa altura em que abraçavam ainda outra designação: 16 Alternatives.Peter S.T. Miller (vocalista), e Skinny (baterista), sentiram-se identificados com o nome, que na altura pensaram mais para o projecto. Miguel (guitarrista) fazia parte do trio, mas onde nunca se chegou a impôr devido à sua falta de entrega, o que levou a banda a uma paragem, como que "forçada", para reflectir sobre o seu futuro.Meses mais tarde surge Ruffy (guitarrista), o que volta a unir o trio, e que se sobrepõe com naturalidade a Miguel, decidindo este abandonar o projecto. Então a banda ganha outra motivação.
Uma nova etapa surgiu na vida dos 16 Alternatives.
Pretendendo inovar algumas mentalidades, e o panorama musical de então, Peter sentiu em Charlie. B. (vocalista) uma referência para complementar a sua função, resolvendo este aceitar o desafio...
Como a banda tinha visto sair um dos seus guitarristas (Miguel), Ozkar Villarez, que já tinha tocado com Peter noutro projecto, denominado de Body Bag, foi a aposta para uma nova sonoridade.
Após criarem uma base sólida e coesa, as propostas de concertos sucediam-se.A banda sentiu necessidade de um baixista, cujo som se distinguisse das duas guitarras. O circulo foi finalmente concluído com a entrada de Diabo Jr., e a sonoridade pretendida foi então alcançada.
Ainda como 16 Alternatives tiveram a sua estreia no Rookie (Bairro Alto), para numa noite fria de Janeiro de 1999 se mostrarem ao vivo pela primeira vez.Após esse concerto surgiram mais algumas dezenas, e entre boas e más condições, sobressaiu a intenção de marcarem a diferença dentro do nosso meio musical.Os Prison Flag são já uma das mais promissoras bandas do panorama musical português...

Registos não editados:- Mi Dolor (vida de sangre) [promo track].
- Alone [home demo]
- Empty Eyes [home demo].

Registos editados.
-“Misplaced” – CD 2006.

Contactos:
- e-mail: prison_flag@hotmail.com
- Estrada de Mem Martins, 73 – r/c Dtº - 2725 – 385 Mem Martins
- Tel: - 964535713 - 91 4017104 - 96 5381504.




2ª Sessão
09 de Junho de 2002

(Tomar)

Os My Tie são uma banda de rock alternativo formada em Outubro de 2000, em Tomar e tem uma sonoridade que se insere no âmbito do Pop/Rock AlternativoTodos os elementos da banda haviam já participado em projectos anteriores. Os elementos da banda são maioritariamente de Tomar.

Discografia:
- 2 temas (“Sold Out” e “You’re allright to the world”) – Compil. Objectivo Rock’in Rio Lisboa – 2004.
- The Prize – CD 2004.

Contactos:
- www.mytie.info
- www.myspace.com/mytie- mytie.blogspot.com
- email: geral@mytie.info - rui.gaio@mytie.info
- Tel: 917546785
- Rua Coronel Garcez Teixeira 71 - 1º - 2300 Tomar.



(Soure)

Os Dark Life começaram por se juntar 15 de Setembro de 2001, apenas três elementos, Cristóvão Silva, Sílvio Moreira e Joaquim Santos.Fundar uma banda de originais era o principal objectivo de todos. Junta-se-lhes André Matias na bateria e Daniel Santos no baixo. O primeiro ensaio ocorreu no dia 2.09.2001. Após alguns ensaios e quatro músicas já compostas faltava preencher o lugar da voz principal, tendo sido escolhida para vocalista Bela Cardoso. A banda estava completa.É com muita dedicação e amor pela música que os Dark Life iniciam assim o seu percurso, sendo que cada música composta pela banda é como o realizar de mais um sonho e o transmitir da sua mensagem.

Contactos:
- Tel: 964412290 / 967497274 / 965387081 / 914329296 / 967049494 / 938666814.



(Tramagal)

“HYUBRIS” - Nome que provém do termo grego “Hybris” que significa “Desafio aos Deuses”.
Uma voz em falsete misturada com influências Folk/Metal e uma sonoridade próxima da música celta fazem deste projecto, oriundo do Tramagal, um nome seguro dentro do género, o que já comprovaram nas várias participações em Festivais e Concursos, nomeadamente em Paleão, aquando da sua passagem pela 3ª Mostra de Música Moderna, onde foi considerada a melhor prestação da 2ª sessão, ocorrida em 09.06.02.
Tudo começou em 1998 com uma aventura chamada “Lupakajojo”, as iniciais de Lulla, Panda, Kaiser, Jorge e João.
Juntos exploravam as sonoridades do heavy-metal, que resultariam na edição de autor de um EP, intitulado “Time for a Change”...
Em 2001 o tempo era mesmo de mudança e surgem os Hyubris, com a entrada de Filipa que substituiu Kaiser na voz, introduzindo ainda um novo instrumento na banda: a flauta. Os próximos tempos são decisivos para delinear um novo caminho a seguir, quer a nível musical, quer também a nível estrutural.
Em 2002 os Hyubris fazem-se à estrada e destacam-se em participações na Festa do Avante (Palco da Juventude); Festival “Brenha'rder” na Figueira da Foz; 8º Concurso de Bandas de Palmela; 3ª Mostra de Música Moderna de Paleão-Soure, onde foram a banda mais apreciada da noite; Festas de S. Mateus em Soure, Festival de Bandas de Garagem de Bemposta – Abrantes (1º lugar).
Actualmente encontram-se no activo.

Registos:
. “Desafio” – demo-CD com quatro temas – 2003.
- “Hyubris” – CD Ed. Autor 2005.
- "Terpsicore" - Cd Ed. Autor 2005
- "Forja" - CD Ed. Autor 2009

Contactos:Tm: +351 967 050 406 // +351 918 676 541
Fax: +351 241 365 895
Email: cor.do.som@sapo.pt // hyubris@hyubris.com
- http://www.hyubris.com/
- www.myspace.com/hyubrismusic




(V. N. Gaia)

Formaram-se em Fevereiro de 1997, então com o nome de Divine Art.
Com a actual formação existem desde 1999. A banda é originária de Vila Nova de Gaia - Porto, de onde são naturais todos os seus elementos. Tendo como influências vários estilos musicais, apresentam um estilo de certa forma particular e original ao qual apelidam de "Soul Rock", o qual se pode traduzir como um tipo de música forte e melódico, cuja a sua principal fonte é a alma.
Registos Editados:
- “Broken Hill” - EP 2004.
- “Amian” – CD 2006.
- “Lead the Way” – EP 2008.

Contactos:
- http://www.humancycle.net/
- http://www.myspace.com/humancycle
- http://www.humancycle.blogspot.com
- Email: humancycle@iol.pt - humancycle@gmail.com- Phone: 00351 96 435 16 13.





(Soure)
A banda surgiu algures neste século, formados por Pedro Chipenhe na guitarra e voz, Vasco Galhardo no baixo e Hugo Mendes na bateria.
Em determinada altura junta-se à banda o guitarrista Miguel, acumulando funções paralelas nos “Deskarga Etílika”, tornando ainda mais forte e poderoso o som da banda.
Em 2007 a banda dá por encerrada as actividades.
Apesar dos insistentes pedidos efectuados pessoalmente junto de alguns elementos da banda, no sentido de facultarem a este espaço uma melhor retrospectiva da sua existência, não foi obtida qualquer resposta.

Registos:
- “xeque mate” – demo 97.
- 2 temas “Tonight” e “Ex Lovers Sex” – CD Festival Rock Por Abril – Coimbra Uma História com Futuro – Baucau 2001.
- “Just loooking for a new sensation” - Cd promo.

Contacto:http://www.myspace.com/theexloverssex

Sem comentários: