25/06/08

7ª MOSTRA - 2006

2006. Chegou finalmente a 7ª Mostra de Música Moderna de Paleão.
As bandas seleccionadas foram uma vez mais divididas por duas sessões.
Foram igualmente convidadas duas bandas para actuar, uma em cada noite, nomeadamente os “Ex-Cudos” de Ansião e uma vez mais, os “The Ex-Lovers Sex”, de Soure.
Na primeira sessão, realizada em 09 de Julho de 2006 acabariam por ser os “Echidna” os mais aclamados,
Na segunda sessão, realizada em 17 de Junho de 2006 a escolha de melhor prestação em palco recaiu sobre os “Tragic Comic”.
Desapontamento da noite o facto dos “Bodhisattva” não terem comparecido, tendo no entanto sido substituídos “à altura” pelos “Zukie Boo”, de Leiria.


1ª sessão
09 de Junho de 2006

(Albergaria-a-Velha)

O projecto Skypho surgiu em Setembro de 1999 em Albergaria-a-Velha. Contudo, só a partir de meados de 2000 é que foi assumido um compromisso, havendo crescente consciencialização acerca do mesmo e Inicialmente, a sonoridade dos Skypho era claramente influenciada pelo som que vinha de Seattle, nomeadamente por bandas como “Pearl Jam” e “Alice in Chains”. No entanto, com a saída do guitarrista solo (Victor Reis ), o tipo de som sofreu alterações. Em meados de 2000, Hugo Sousa, na altura guitarrista dos “Malfunction”, junta-se ao projecto trazendo consigo ideias novas. O som passa a ser mais pesado, com riffs e refrões mais melódicos e põe-se quase de parte o grunge anteriormente praticado. Assim, pode dizer-se que o som dos Skypho é como uma fusão entre vários tipos de Metal.
2003 foi um ano de grandes mudanças. Contudo, a principal mudança esteve relacionada com a sonoridade, que se tornou ainda mais pesada e simultaneamente mais melódica, sendo cada vez mais própria e coerente. O projecto apostou num formato diferente, surgindo, em algumas situações, em concertos acústicos. Houve também mudanças na formação da banda com a saída, ainda que temporária, de Ricardo Santos e a entrada de Zé Manel Vidal para a Guitarra Baixo. vez maiores perspectivas.
Os Skypho têm uma sonoridade onde o metal domina. Contudo é frequente ouvir outros tipos de sonoridades como é o caso de ska, grunge, rock, etc. Tentam criar um som próprio e, aos poucos vão conseguindo...

Registos:
- “Skypho “ demo 2001.
- “Die for Something “ CD 2002 (ed. Autor).
- “Hidden Faces” – cd demo 2003
- “Nowhere Neverland” – EP 2007 (ed. Autor)

Contactos:
- http://www.skypho.com/
- http://www.myspace.com/skypho
- http://skypho.blogspot.com/
- http://skyphofotos.blogspot.com/
- e-mail: skypho@skypho.com
- Tel: 916288571
- Rua Conselheiro José Mourisca, 16 - 3850-145, Albergaria-a-Velha.



(Avanca)
Uma banda que reúnia 3 pessoas unidas por uma forte amizade e a quem tantos episódios bons e maus aconteceram.
Fica a memória de tudo aquilo que passaram juntos e da música que fizeram.
O projecto SquiD chegou ao fim.

Contacto:
- http://squidtheband.blogspot.com/
- www.myspace.com/squidmusicband


(Lisboa)

Os Orange Latitude têm origem num projecto que começou em meados de 2002 com um outro nome e outra formação, da qual hoje em dia, apenas se mantém o G. (voz). A mudança deu-se quando entraram na banda o Mike (guitarra) e o JC (guitarra). Essa formação contava com o Pedro no baixo e o Cunha na bateria. Deram poucos concertos, gravaram uma maquete mas ao fim de dois anos o G., Mike e JC decidiram que era altura de mudar de formação por não se estarem a identificar com a direcção que a banda estava a tomar. Foi então que, passados alguns meses, entraram nos Orange Latitude o Coach para o baixo e o Cambodja para a bateria. Esta formação juntou-se em Março de 2006 e encontra-se a preparar concertos e ensaiar novas músicas.

Contactos:- http://www.myspace.com/orangelatitude
- orangelatitude@hotmail.com
- Tel: 969847528 / 91 717 44 96.



(Vila Nova de Gaia)

Os ECHIDNA, formados em 2001, são uma banda oriunda de Vila Nova de Gaia, praticante de um poderoso death trash metal.
Passaram alguns anos até que a banda atingisse uma razoável estabilidade e coerência de objectivos. Durante o período inicial, os Echidna concentraram-se na necessidade de crescer enquanto banda, tentando sempre manter uma estrutura estável que levaria ao que a banda é hoje.
Na 1ª sessão da 7ª Mostra de Música Moderna de Paleão-Soure foram a banda mais aclamada.

Registos:
- “Tearing the Cloth”, demo 2006
- "Insidious Awakening" – CD 2008 (Rastilho Records)

Contactos:
- www.echidnaband.com
- http://www.myspace.com/echidna
- e-mail: mailto:%20echidnapt@gmail.com
- Tel: 964 411 025.
­- Rua do Heroísmo, C. C. Stop - 1º andar nº 132 - Porto.


(Setúbal)

Os Stanis tiveram início num projecto a solo. No final de 2004 o João Estanislau editou uma pequena compilação de temas rudimentarmente gravados no seu estúdio caseiro. Ao mesmo tempo abriu o projecto à colaboração de outros músicos com anúncios no Zingadin.
A “Maquete 1/2005” era constituída por 5 temas , dos quais se destacaram “I’m a walking bomb!” e “Johnny (part I)”. Rapidamente surgiram vários convites para integrar outros projectos como vocalista, no entanto o João não quis desviar-se das suas intenções.
Os Stanis apresentam uma sonoridade multifacetada de rock (puro e duro), alternativo e blues, com temas de cariz intimista, introspectivo, interventivo e muito virados para o dia-a-dia. A opção de cantar em inglês pareceu a mais natural ao grupo dada a sonoridade atingida. Existem alguns temas em português que podem, um dia, vir a conhecer a luz do dia, no entanto, Stanis caracteriza-se como um projecto de originais em inglês.
Segundo João Estanislau, o mentor, (“… Stanis é um projecto que teve inicio no final de 2005. É composto por mim e já contou com a colaboração de vários músicos no sentido de o levar para a estrada. Não acho ter um estilo definido. Componho aquilo que sinto e o vento da inspiração é que define a direcção... deixo ao teu critério... deixo que me definas... "Nos outros está o espelho de nós próprios!"...)

Contactos:- http://www.stanisonline.com/
- http://www.myspace.com/stanisonline
- Tel: 265084692; 964543525.
- Rua Roberto Ivens nº 6 - 8º Dtº - Setúbal.



(Ansião)
(banda convidada)

Os Ex-Cudo$ surgem em Ansião em Outubro de 2001.
A Carlos Silva (baixo) e Luís Duarte (teclas) ambos provenientes de projectos anteriores conjuntos, juntaram-se Lito, na voz e, mais tarde, Nelsinho na bateria e Miguel na guitarra. O Gonçalo, guitarrista, foi último elemento a ser recrutado completando-se assim a formação dos Ex-Cudo$.
O objectivo inicial da banda era a composição de originais mas devido à escassez de locais e oportunidades para tocar decidem optar pelo circuito de bares, tocando as inevitáveis covers, dando preferência aos temas cantados em língua portuguesa.
A primeira actuação ocorre em Ansião no ano de 2002.
Em Paleão deram um concerto sóbrio e competente.
A foto aqui retratada não foi tirada no palco da Casa do Operário.

Formação:
- Carlos Silva (baixo)
- Luís “Malhadas” (teclas)
- Lito (voz)
- Miguel (guitarra)
- Gonçalo (guitarra)
- Nelsinho (bateria).

Contactos:
- Luís “Malhadas” – 917280263-
- Carlos Silva – 963390969.
- Miguel – 964235227.

2ª Sessão
17 de Junho de 2006

(Condeixa)

Projecto de originais iniciado em 1998 em Coimbra.
A sonoridade da banda assenta num mistura de rock e funk.

Contactos:- Estrada de eiras 3020-199 Coimbra.
- Tel: 966706610.
- e-mail: split@enjoysplit.com.


(Lisboa)

A banda Raptórica foi criada no ano de 2001 com o objectivo de fazer aquilo que mais gosta (música) e de dar a conhecer ao mundo e em especial Portugal, as virtudes do movimento Hip Hop underground português. Dois dos elementos de Raptórica (mobutu e ko) já se conheciam dos tempos de escola. Junta-se a estes dois mc's o produtor e dj - D.Márzio que, vendo e tendo o mesmo sentimento dos restantes em fazer algo pela música portuguesa e pelo hip hop em particular, não hesita em integrar o grupo. Desde então não pararam de se surpreender e de surpreenderem os outros.
Este grupo distingue-se pela boa sonoridade, pela qualidade dos seus textos, pela versatilidade e é a prova de que o Hip Hop underground português continua bem vivo e repleto de qualidade.
Registos:- “Poesia” – Cd 2007 (ed. Autor).

Contactos:
- http://www.myspace.com/raptorica.
- palcoprincipal.clix.pt/raptorica
- E-mail: raptoricahiphop@sapo.pt
- tel: 964209993


(Almada)

Os TRAGIC COMIC, de Almada, estão juntos com a mesma formação desde o Verão de 2003.
O nome da banda surgiu naturalmente, baseado na forma de ver, sentir e pensar as coisas da vida, por parte dos seus elementos. Os opostos, a dualidade de realidades, a certeza de que tudo tem um certo e um errado, a busca constante do equilíbrio, o positivo e o negativo...
Musicalmente, são de extremos, por isso tudo ou quase tudo os influencia, quer pelo lado Tragic, quer pelo lado Comic.
Inseridos na área rock, a banda é composto por sete elementos: Carlitos (guitarra), Ozzy (guitarra), Patrão (baixo), Semi (bateria), Indy (teclas) e nas vozes, Né e Diana.A banda deu os primeiros passos nos palcos no verão de 2005, onde participaram em festivais, num total de cerca de 40 concertos por todo o país em pouco mais de três meses. Pela sua actuação, TRAGIC COMIC foi considerada a melhor banda em palco na 2ª Sessão da 7ª Mostra de Música Moderna do Paleão em 17.06.06
Em 2007, os TRAGIC COMIC decidem editar, aquele que é o seu álbum de estreia.Misturado e co-produzido por Tó Pinheiro, e masterizado pelo Mika Jussila, na Finnvox, na Finlândia, responsável pelos trabalhos discográficos de bandas como Him, Nightwish, Stratovarius, Ed Guy, entre outras.
“Welcome to my show” conta com dez temas integralmente compostos e interpretados pela banda, onde nos dão a escutar uma excelente peça de teatro, uma obra conceptual cuja história se centra num romance entre duas personagens.A banda continua a tocar ao vivo com regularidade, ao mesmo tempo que busca amadurecer musicalmente, criando novas músicas e espalhando o seu nome no maior número possível de locais e para o maior número possível de pessoas.

Registos:
- "Welcome to My Show". – Cd (Espacial 2007).
Contactos:
- http://www.tragic-comic.net/
- http://www.myspace.com/tragicomic
- http://www.tragic-comic.blogspot.com/
- e-mail: info@tragic-comic.net
- Tel: 914605646


(Leiria)

Banda de garagem que junta 4 amigos desde 2003, que vive tranquilamente numa terriola perto de Leiria e cujo objectivo é de estar com os amigos e fazer aquilo que mais gostam, fazer musica e beber minis.

Contactos:
- www.myspace.com/zukiebooband
- http://zukieboo.blogspot.com/
- http://palcoprincipal.clix.pt/zukie_boo


(Soure)(banda convidada)

Mais uma vez convidados a actuar em Paleão, os "The Ex-Lovers Sex" proporcionaram um grande espectáculo. Música forte a que não foi alheia a presença na guitarra solo do Miguel "Menino", também ele o homem das seis cordas dos "Deskarga Etílika".
Bom som, grande entrega, o mesmo som musculado.

Sem comentários: