25/06/08

4ª MOSTRA - 2003


2003. Mais um ano de Música Moderna em Paleão. Foram seleccionados 12 projectos, dividindo-se as actuações em dois fins-de-semana. Neste ano optou-se por apurar duas bandas de cada sessão, as mais consensuais, as mais apreciadas, escolhidas por um grupo de amigos convidados pela organização, ligados a rádios locais e a actividades relacionadas com a música, para uma grande finalíssima.
Foram escolhidos na primeira sessão os “Sinapse” e os “Wefloat” e na segunda sessão a escolha recaiu sobre os “Red Apple” e os “Zieben”. Estes últimos acabariam por manifestar desinteresse em voltar à Casa do Operário, optando por se fazerem representar numa outra iniciativa similar, sendo por isso substituídos pelos “Anjo Cão”.
A grande finalíssima teve lugar no dia 07 de Junho de 2003, onde os “SINAPSE”, acabariam por se sagrar os grandes vencedores. Grande banda, grande som, grande animação que os mesmos proporcionaram até ao amanhecer.
De destacar ainda a presença em palco dos “Balbúrdia”, do Cercal, Soure e dos “Ex Lovers Sex”, bandas convidadas para actuarem nesta noite, após as prestações das bandas acima mencionadas, proporcionando ambas grandes concertos, com a segurança e competências habituais.
1ª Sessão
17 de Maio de 2003

(Odivelas)

O nome Whoami, vem da conjunção das palavras Who+Am+I (Quem Sou Eu).
De resto há muito pouca informação acerca desta banda. Alguém ajuda?.
Elementos:



(Cascais)
Os Whoznext nasceram em Cascais em 1999, a partir da vontade de um grupo de amigos da praia de tocar a música do mundo do surf: o punk rock.
Os primeiros anos foram muito atribulados, e como na maioria das bandas, as discussões eram frequentes. Isto levava à saída contínua dos membros, que passadas algumas semanas voltavam para a banda, e seguia-mos em frente exactamente com a mesma formação! Este corropio verificou-se vezes sem conta, e a pergunta na mente de todos era "Quem vai sair a seguir?". Depois de mais uma separação e imediata reconciliação, surgiu em tom de brincadeira o nome "WHOZ NEXT?"...e ficou!
O som dos Whoz Next, com grandes raízes no Punk Rock, distingue-se por ter uma forte componente melódica, associada a ritmos viciantes, com muitas variações rítmicas, sendo apreciada até por pessoas que normalmente não se identificam com este estilo de música.
O que começou como um escape para os dias sem ondas, tornou-se algo mais importante do que um simples hobby.
Registos:- “The New Armies” tema no CD Liberdade – Expresso HCvol. 3.
- Whatever (1999)
- For Y'All (2000)
- New Armies (2001)
- States Of Matter (2003)

Contactos:- www.myspace.com/whoznextband
- http://whozteam.no.sapo.pt/
- e-mail: mailto:whozteam@hotmail.com
- Av. Tenente Coronel José Pessoa, nº 6 - 2750-500 Cascais
- Tel: 96-585 00 05 / 96-265 23 91.




(Vila Nova de Gaia)

Os Wefloat são uma banda de Vila Nova de Gaia formada em Novembro de 2000, constituída por cinco elementos. Este quinteto já com experiências musicais anteriores tem vindo a amadurecer e a solidificar conhecimentos e experiências diversas na sua busca de sonoridades que os identifiquem. Com influências e experiências que englobam a participação dos seus elementos em formação anteriores, incluindo as referências musicais de cada um dos elementos, os Wefloat caracterizam-se com um som agradável e cativante na área do pop rock.
Foram uma das bandas apuradas para disputar a grande final.
Elementos (e instrumentos):
Daniel Bettencourt – Bateria
Gabriel Amaral - Guitarra Eléctrica
Joana Barros - Voz Feminina
Ricardo Santiago – Baixo
Rui Moreira - Guitarra Eléctrica

Registos:
-Single "Stuck Inside" - Bigfoot Records 2006.
-EP - Drawing up the code - Bigfoot Records 2007
Contactos:
- http://www.juventude.gaiaglobal.pt/gaia/%20http:/%20http:/www.wefloat.com/
- www.myspace.com/wefloatband- management@wefloat.com
- mail@wefloat.com
- Rua de Aldeia Nova, nº 438 4405-432 Vila Nova de Gaia.



(Porto)

Oriundos do Porto os Gama GT formaram-se nos inícios de 2001.
Onde está o Blues nacional? Foi essa a interrogação que no final de 2004 levou os Gama GT a iniciar uma aventura com raízes americanas, mas falada na língua de Camões. Afinal de contas, num país repleto de histórias de tristeza e amargura, tão bem interpretadas no Fado, será que o Blues tem uma palavra a dizer? Acreditam que sim e, motivados por essa crença, criaram os The Gama GT Blues Project, que embora se trate de um projecto recente, contam já com alguns anos de experiência como músicos.
Gravaram o que para muitos poderá ser apenas mais um disco de Blues, mas para a banda simboliza o assumir de um projecto com significado.

Registos:-
 - “Gama GT” – EP 2002.
- “The Gama GT Blues Project” – CD 2006.
- "Blues à Moda do Porto" - Compact Records 2008.

Contactos:
- http://gamagt.pt.vu/
- http://gamagt.blog.pt/
- gamagt@gamagt.com (Geral)
- mailto:-management@gamagt.com (Management & booking)
- Telemóvel: 962537637.


s i n a p s e
(Sintra)

Projecto de originais formado em 1991, Sinapse resulta da fusão entre vários estilos musicais, entre os quais, drum’n’bass, jazz, rock alternativo, bossa nova, música étnica, sendo a electrónica o componente base e diluente dos vários géneros influentes.
Foram em Paleão a banda mais aclamada neste ano, acabando por vencer a grande finalíssima ocorrida em 07.06.03..
Foram os grandes vencedores do Termómetro Unplugged 2004.

Formação:
Pedro Quintais – Bateria; Valdemar Quintais – percussão; Ricardo Cruz - guitarra ; João Cruz – Baixo; Diogo Pires - teclas e samplers e Cátia Pereira - Voz

Contactos:
- Cátia Pereira - 939335798.
- Tel 916222494
- Rua Bento de Jesus Caraça nº 1 – 2º Esqº - 2745 – Barcarena.




(Coimbra)

HORNET Substantivo .. vespão, moscardo, tavão, buzinão, provocar uma grande irritação, fazer surgir uma multidão de vozes discordantes.
Formaram-se em Janeiro de 1997 em Coimbra no seguimento de um antigo projecto, de seu nome, Vicius Corruptus desde 1993, com os mesmos elementos da formação actual.
Longe vão os tempos em que se chamavam Vicius Corruptos. Actualmente com o nome de Hornet, continuam no activo.
Nos temas dos HORNET conseguem-se identificar estilos musicais que vão desde o rock ao metal, do jazz à rumba, do experimental, ao minimalista, do melódico ao noise... Ouçam e decidam por vocês.

Formação:Voz: Ricardo, Baixo: Pedro; Guitarra: Victor Hugo, Bateria: Telmo.

Registos:
- BANG!. - – Maquete 1997.
- S. W. A. T. – Maquete 1999.
- Slow Process of Rebirth - – Maquete 2001.
- Perspectives – Maquete 2002.
- From ScratchMaquete 2004

Participações em Colectâneas:

- “Johnny” - CD RUC 10 Anos Sempre No Ar (Lux Records) 1996.
- 1 tema “Spinning Jenny” – CD Compilação Portugal Rock 96 (Independent Records).
- Please Stop This Noise On My Head (Som Sónico)
- Going Genious .. vol 1 (Plager Records)
- 1 tema “ Biologiclockwork” - Noise Sessions (Cd Garagem) 1997.
- 1 Tema “shut Up...Suck It - Compilação santos da casa – CD Coimbra B – 1998.
- 4 temas (Plastic Muscle - shut Up...Suck It, Toxic Waste, Plug) - CD 4 X 4 - (A)Tracção Total (Coimbra B) Santos da Casa – 1998.
- “Vertigem” (Em DVD) – Participação na banda sonora No Frangos Productions – 2004.

Contactos:
- http://www.myspace.com/hornetband



2ª Sessão
23 de Maio de 2003

(Valongo)

Os Oxygen são originários de Valongo e existem desde 1999.
Esta banda, que conta com membros do Porto e de Braga, aposta numa sonoridade bastante diferente do usual, utilizando para isso a electrónica, electrónica esta que se vê confrontada e assimilada quer por melodias suaves bastante expressivas e profundas.
A banda sofreu várias transformações, que deram origem à saídas de vários elementos. Actualmente, os Oxygen são formados por Helder Costa e Nuno Maciel, sendo este o único elemento restante da formação original.
As mudanças de formação deram origem a uma mudança estética na sonoridade da banda, fruto talvez de uma maturidade que tem vindo a crescer, mas que ainda não foi totalmente alcançada. Esta mudança estética foi pensada deliberadamente, procurando com ela atingir uma personalidade própria em termos sonoros, tarefa difícil é certo.
A sonoridade dos Oxygen bebe inspirações em vários estilos de música, utilizando para isso uma simbiose entre instrumentos orgânicos e electrónicos. A banda não tem um estilo musical concreto, já que o seu som vagueia por diversos fragmentos de influências, que abraçam as várias vertentes do rock, da música de dança, da electrónica e de um pouco de tudo aquilo que consideram pertencer à sua visão musical, sendo o mote principal a experimentação.
Os Oxygen têm uma certa preocupação com a apresentação do trabalho que têm vindo a desenvolver. Tendo em consideração que a imagem é um complemento essencial para a apresentação da sua música, a banda tem utilizado arêas tão distintas como o Design, o Video, e o Web design para completar a sua música, o objectivo é apresentar o seu trabalho de uma forma artística, fornecendo uma identidade visual intimamente ligada à música.
Em Novembro de 2001 iniciou-se o processo de gravação e de produção de várias novas músicas, que foram lançadas num álbum em edição de autor, denominado “Symbiosis_the art of creating the artificial”. Esta etapa permitiu aos Oxygen estender todo o seu conhecimento na produção musical, algo que o grupo acha que para além do processo criativo em si define toda a sonoridade de uma banda.
Defendendo a tese de Duchamp de que “ são os observadores que fazem os quadros”, o objectivo da banda passa por mostrar o seu trabalho ao maior número de pessoas possível.

Registos:
- “S.E.L.F.” - Maquete
- “Symbiosis - The Art Of Creating The Artificial” - Cd Ed. Autor 2003.

Contactos:
- www.myspace.com/0xyg3n
- e-mail: oxygenband_@hotmail.com
- Rua Santa Eulália, nº 789, Fânzeres, Gondomar.


(Lisboa)

Foi quando se ouviu a fúria dos cães e, passado algum tempo, apareceram os primeiros homens que no intenso nevoeiro eram apenas silhuetas nervosas sobre a folhagem húmida. Na pequena encosta que limitava aquela parte da cidade, um corpo, aparentemente de mulher, insinuava-se estendido no espesso chão de Outono. Com o decorrer das buscas, outros objectos foram encontrados próximos do local, com excepção de uma pluma azul que, segundo vários testemunhos, a vítima trazia naquela noite. Desconhece-se ainda o móbil do crime.
Anjo Cão é um projecto iniciado em Junho de 2002, surgindo como resultado de várias alterações de formação e tendências musicais vividas pelos seus membros no passado.
Gravaram a sua primeira maqueta em Janeiro de 2003 e este trabalho traduz o resultado da fusão entre a cumplicidade dos seus elementos e das suas experiências individuais em projectos paralelos.
Os Anjo Cão gostam pouco de falar do que são enquanto banda. Guardam a energia vibrante do bom Rock n’ Roll à antiga para o palco.
Acabariam por ser uma das bandas a pisar o palco na grande finalíssima realizada em 07.06.03.

Contacto:
- www.myspace.com/anjocao




(Riba D´Ave)

A razão da formação deste projecto é a paixão que todos aferem pela música não só como ouvintes mas também como músicos compositores.
Os RED APPLE surgiram em Agosto de 2000 em Riba D’Ave com uma formação de 6 elementos; Chico (Francisco Azevedo)e Daniel Machado – guitarrista, Telmo Silva – baterista, Manuel Machado – baixista, Mané (Juliana) – vocalista. Cada um dos seus elementos cresceu a ouvir música, portanto toda essa vivência está implícita nos temas que criam mesmo que essa influência não seja consciente. A música da banda assenta num rock de guitarras que rompem o silêncio e ritmos bem oportunos que convida o baixo bem presente na sua dança, tudo isto é envolvido pela magnifica voz da Mané, que nos transporta para um mundo muito além das letras.
Gostam do que fazem, por paixão, pelo gozo, mas ambicionam ser reconhecidos pois só desta maneira podemos fazer exclusivamente o que gostam.
A música dos RED APPLE é um rock moderno, essencialmente. Tem influências de jazz, rock, grunge, funk e outros géneros musicais incluindo música portuguesa, apesar de cantarem em inglês. Esta variedade de influências resulta num som característico dos Red Apple, tentando ser eles próprios, não entrando em experimentalismos pois sabem o que sentem e o que procuram.
Foram nesta sessão uma das bandas apuradas para a grande finalíssima.

Contacto:
- redapple@aeiou.pt
- 252933713 / 916053736
- Centro Residencial nº 134 - 4765 Riba D'Ave.



(Sintra)

Este projecto teve início em 1998 apenas por brincadeira, tendo só em Maio de 2000 uma primeira apresentação a publico com uma formação inicial de 5 elementos.Entre entradas e saídas de elementos, é no verão de 2002 que a formação fica completa, definida com 4 elementos e o projecto é levado com outra seriedade. Esta formação dá a primeira apresentação pública em Fevereiro de 2003.
Em 2003 foram uma das bandas apuradas para a finalíssima da 4º Mostra de Musica Moderna do Paleão no entanto acabaram por não comparecer sendo substituídos pelos lisboetas ANJO CÃO.
Em Abril de 2006, a banda vê a necessidade de nova alteração da formação com a saída de um elemento e, só em Janeiro de 2007, essa formação volta a estar completa.
Registos:
- Maquete "Beatz" – 2003.
- EP "Art_Kit" – 2004.



(Aveiro)

Os BODHISATTVA são uma banda de Aveiro que exploram um som voltado para o rock e Numetal. A banda formou-se em 1996 e desde então tem participado em inúmeros festivais amadores e concursos de bandas de garagem.
Trata-se de uma banda que aposta em temas originais cantados em inglês.Os temas são compostos por todos os elementos.
Formação:
- Tojo - baixo; Brito - guit./voz e Jorge - bateria.

Contactos:http://www.myspace.com/bodhisattvaband
e-mail: tojodrums@msn.com- Rua do Brejo 114 - Aveiro.
- tel: 962319856


(Figueira da Foz)

Os Deskarga Etilika são uma banda que vêm da Figueira Foz, formados no verão de 1999 e que pratica um Punk Thrash.
A banda começou pela necessidade de quererem fazer uma música mais subversiva e pelo gosto da música comum a todos os seus elementos que, após terem integrado outros projectos que terminaram actividades, surgiu a oportunidade de se juntarem e formarem os Deskarga Etílika, numa onda mais “chapada na cara”.
Confessam que a música que fazem não é muito optimista, chegando até a ser apocalíptica, sobretudo quando entram as vozes dos dois vocalistas. As letras pretendem transmitir insatisfação e revolta perante vários problemas que já são banais e que as pessoas teimam em não encarar, de uma forma diferente.
Para além de criticarem, apontam algumas soluções, pelo menos era assim que faziam se pudessem mudar alguma coisa.

Formação:
- [Rui (baixo), Miguel (Guit.), Mumia (Bateria), Mickey e Franjas (vozes)].
Registos:
- “Apunkalipse Now” – CD 2003.
- "Contamination" - CD Death Exclamations Records 2011.
Contacto:
- www.myspace.com/deskargaetilika


(Cercal - Soure)
banda convidada

Os Balbúrdia foram a banda convidada para abrilhantar a grande finalíssima no dia 07 de Junho de 2003. Infelizmente não foi possível ter imagens dos Balbúrdia em actuação nesta data na Casa do Operário, pelo que se reproduz uma foto da banda em actuação na sua terra natal.
São, antes de mais nada, um grupo de amigos que se juntou em Maio de 1996 para criarem as suas próprias músicas, sem ligarem a estilos ou modas emergentes, mas tendo sempre como linha mestra o rock.
A formação inicial era composta por Abreu (voz), João Paulo Castanheira e Bandeirinha (guitarras), Firo (bateria) e João Gante (baixo) e, apenas sofreu uma alteração até hoje com a entrada de Rodrigo Antunes para o baixo.
Os Balbúrdia contam com um currículo invejável em termos de concertos, desde concursos, festivais, bares, e primeiras partes de "gente grande" como os Xutos & Pontapés e Clã.
A banda é responsável pela organização do Festival Cercal Rock, destinado a promover, ao vivo e em condições dignas, o trabalho das novas bandas. Este é já uma referência no underground da música portuguesa.
Os elementos da banda têm como principal objectivo divertir-se com a música que fazem e, se possível transmitir esse sentimento a todos os que ouvem os Balbúrdia.
Registos:- “Ao vivo...no estúdio”.(Demo 1996).
- "Um dia talvez..." (demo 1997);
- 1 tema “Pirilau Mágico” – País Real - Comp. Nova Independência – Vol. 5 – 1998.
- "Canfras, Pancivas & Rock'n'roll" (demo 1999);
- 1 tema “Hipocrisia” Revista Prómusica nº 38 – Março 2000.
- "Pinta o teu mundo a cores" (EP 2002);
- "Revólver do Amor" (promo-single 2004)
- "Uma forma de sentir" (demo 2006).
- “Sei Lá” – Cd 2009.
Contactos:- http://www.balburdia.com/
- http://palcoprincipal.clix.pt/balburdia
- www.myspace.com/joaopaulocastanheira

Sem comentários: